sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Taberna da História - Há 3 anos escrevendo uma nova história de conhecimento!


Surgimento – O Taberna da História surgiu durante uma reunião de estudantes do curso de História, da Universidade Gama Filho, no Rio de Janeiro, em 2008. Os alunos discutiam a falta de um portal de comunicação onde as informações históricas pudessem ser disponibilizadas. Na época, todos estudantes tinham uma sede em comum: o conhecimento. Após alguns debates sobre o que seria mais viável, o grupo decidiu criar um blog de história e que não seria um blog qualquer. O grupo iria disponibilizar um acervo de mais de mil documentários - raros e inéditos – gravados ao longo dos anos. A ideia pegou e os alunos começaram o projeto. No início, quatro pessoas estavam engajadas no desenvolvimento do portal. Mas, aos poucos, cada um foi se afastando do projeto inicial devido a falta de tempo e de dúvidas se realmente a ideia daria certo.

Desenvolvimento – Empolgado com a iniciativa, continuei o projeto do grupo e lancei o blog no mundo cibernético. Com uma logo simples e básica comecei a divulgar os trabalhos. Mantive o nome do blog “Taberna da História” que foi definido pelo grupo de alunos. Comecei a postar os documentários e fui aprendendo a lidar com o universo da blogosfera. Com o passar do tempo, as pessoas passaram a visitar o blog diariamente e, assim, muitos intelectuais, estudantes, professores, profissionais liberais, entre outros, foram contribuindo para a melhoria e crescimento do portal. Também, neste tempo, abrimos o leque do portal e lançamos uma revista com fotos em 360º de lugares históricos. Abrimos ainda o espaço para os professores mandarem seus artigos, disponibilizamos e-books, fotos, mapas, reportagens, séries históricas e todo o conteúdo cultural para o crescimento do ser humano.

Reconhecimento – Hoje, dia 10 de novembro, o “Taberna da História” completa três anos de funcionamento. Estamos muito felizes por ver que, uma simples ideia - que muitos não acreditaram - continua viva e crescendo. Somos uma Taberna, um lugar onde reunimos pessoas do mundo inteiro para usufruir do melhor da história e das culturas local, regional, nacional e mundial. Queremos continuar este trabalho e divulgar para todos a "Infinita Scientia".

Agradeço a todos os colaboradores, amigos, parceiros e os que visitam o portal desde o primeiro dia. A História e o Conhecimento são o que nos mantém vivos e unidos!


Abraços!


Equipe Taberna da História

0 comentários:

 
Design by In Pauta Comunicação