sábado, 27 de março de 2010

GLN - GLOBONEWS DOSSIÊ - FERNANDO COLLOR E OS BASTIDORES DAS ELEIÇÕES DE 89 E O IMPEACHMENT

Quando ocupava a presidência da República, Fernando Collor recebeu de “políticos” uma proposta surpreendente: fechar o Congresso Nacional para escapar do impeachment. Primeiro presidente eleito pelo voto popular depois do fim do regime militar, ele faz revelações em entrevista exclusiva. No programa, ele revela que se arrepende profundamente de ter pedido que a população fosse para as ruas vestida de “verde e amarelo”. Aconteceu exatamente o contrário: manifestantes ocuparam as principais ruas das grandes cidades brasileiras usando preto, como forma de protesto contra o governo. Collor diz que a convocação que ele fez, em um discurso exaltado no Palácio do Planalto, foi um erro tático “gravíssimo”: “Vi ali que a presidência estava perdida”. Em outro trecho da entrevista, ele revela que já terminou de escrever um livro-bomba que, no entanto, não será lançado tão cedo, porque provocará um grande “impacto” na política brasileira.


O ex-presidente Fernando Collor de Mello conta em entrevista exclusiva o que passou pela cabeça dele no momento da aprovação do impeachment pela Câmara dos Deputados e quando percebeu que tinha perdido a capacidade de mobilizar a população. Ele fala sobre a proposta surpreendente de fechar o Congresso. Conta como foi o golpe dos dossiês secretos. Lembra da fortuna que sobrou da campanha eleitoral e diz que apenas PC Farias sabia do que foi feito do dinheiro.

Collor chamou de “erro tático seríssimo” o pedido para que os brasileiros se vestissem de verde e amarelo. E acredita ter sido um “erro de avaliação fatal” o caminho que o levou à perda da presidência. O ex-presidente da República comentou ainda sobre o confisco da poupança de milhões de brasileiros. Trata-se do depoimento exclusivo do personagem central de um dos períodos mais conturbados da história política recente do Brasil. Collor foi eleito aos 40 anos de idade, em eleição que empolgou o Brasil.

Canal: GLOBONEWS (Brasil)
Duração: 50 minutos
Idioma: português (portuguese no subtitles)
Codec: Dvix
Formato do Vídeo: 4:3
Qualidade: PDTV-RIP (Qualidade equiparada ao DVD)
VOTE AQUI
Image Hosted by ImageShack.us

1 comentários:

Anônimo disse...

é meio estranho confiar na Globo para falar a verdade sobre o Collor, visto que foram eles mesmos os principais responsaveis pela sua eleiçao...

 
Design by In Pauta Comunicação