terça-feira, 2 de dezembro de 2008

GLN - CANONIZAÇÃO DO PRIMEIRO SANTO BRASILEIRO - FREI GALVÃO (AO VIVO)


No dia 11 de maio de 2007 era canonizado o primeiro santo brasileiro. Nascido Antonio de Sant’Ana Galvão, Frei Galvão nasceu no ano de 1739, em Guaratinguetá, estado de São Paulo. Seu pai era um imigrante português, enquanto que sua mãe, brasileira, era bisneta do famoso bandeirante Fernão Dias Paes Leme, conhecido como “o caçador de esmeraldas”. Frei Galvão viveu nesta família, de numerosos irmãos, uma infância abastada e rica, com grande influência social e política. 

Aos 13 anos, Frei Galvão foi mandado para o Colégio de Belém, pertencente aos jesuítas, na Bahia, juntando-se ao seu irmão José. Muito inteligente e devoto, fez grandes progressos e lá permaneceu até 1756. Consta que circunstâncias desagradáveis e perseguições o fizeram desistir do sonho de ser jesuíta. Por indicação de seu pai,ingressou na ordem dos franciscanos, em Taubaté, nas cercanias de Guaratinguetá. Aos 21 anos, entrou para o noviciado, em Vila Macau, no Rio de Janeiro, e em 1762 foi ordenado sacerdote. 

Terminados os estudos, Frei Galvão foi nomeado Pregador, Confessor dos Leigos e Porteiro do Convento, cargo de grande importância, pela responsabilidade que tinha em estabelecer a comunicação com os fiéis. No ano de 1774, em 2 de fevereiro, Frei Galvão inaugura oficialmente o convento “Recolhidas de Santa Teresa” em São Paulo. Suas visões, ocasiões em que conversava com “Maria”, lhe traziam orientações de como viver sua vida mística com paz e caridade. Os fenômenos de levitação e bilocação são famosos em sua vida. Segundo os relatos da época, o religioso foi visto com frequência em mais de um lugar ao mesmo tempo.

Por estes milagres, Frei Galvão já era considerado santo em vida. Suas pregações o levavam a viajar constantemente, sempre a pé, dispensando o cavalo. Era alto e forte, extremamente amável, atraindo sempre multidões de pessoas ao seu encontro. 

Frei Galvão faleceu em 23 de dezembro de 1822. A pedido das irmãs, foi sepultado na Igreja do Recolhimento da Luz, que ele mesmo construiu, enquanto arquiteto, mestre de obra e até pedreiro. A data de 11 de maio de 2007 foi escolhida para a sua canonização, em missa campal rezada pelo Papa Bento XVI, na cidade de São Paulo. Frei Galvão é o primeiro brasileiro nato a ser santificado.

Este fato histórico é uma exclusividade do Taberna da História e você só acha aqui!!!

Canal: Globonews (Brasil)
Duração: 137 minutos 
Idioma: Dublado 
Codec: Dvix
Formato do Vídeo: 4:3
Qualidade: VHS-RIP 
Image Hosted by ImageShack.us

1 comentários:

Epaulo disse...

Arquivo não encontrado.

 
Design by In Pauta Comunicação