segunda-feira, 18 de julho de 2011

NGC - ARQUIVOS CONFIDENCIAIS - TOURO SENTADO

Touro Sentado: um grande chefe que desafiou as autoridades dos Estados Unidos e liderou os índios americanos em um grande massacre de soldados norte-americanos.

Esta lenda é realmente verdade? Através de uma análise detalhada de seu chamado “grande crime”, a Batalha de Little Bighorn, e da história passada verbalmente através de gerações para seu bisneto Ernie LaPointe, a verdadeira história de Touro Sentado é revelada. Em 25 de junho de 1976, o tenente-coronel George Custer e sua 7ª Cavalaria atacaram a aldeia de Touro Sentado perto do rio Little Bighorn.

Uma análise da batalha feita por Bob Kershaw, escritor e analista militar, sugere que a vitória não resultou da estratégia militar de Touro Sentado, mas da habilidade individual de combate dos Lakota. Custer cometeu uma série de erros que condenaram seu ataque. Uma análise arqueológica mostra que os Lakota e os Cheyenne eram superiores em armamento e que o segredo de seu sucesso se deve ao seu estilo guerrilheiro de combate.

Evidências obtidas através da história familiar de LaPointe e entrevistas contemporâneas revelam que Touro Sentado nem mesmo lutou na batalha, preferindo se esquivar para proteger a família. LePointe explica que na verdade ele era um líder espiritual para seu povo, estando à frente do ritual sagrado da dança do sol. Contudo, a derrota foi tão chocante que as autoridades norte-americanas precisavam de um vilão. Sendo assim, a figura de Touro Sentado foi moldada pela mídia dos Estados Unidos para ocupar este posto, Nascia então o mito.


Canal: National Geographic (Brasil)
Duração: 23 minutos
Idioma: Português
Codec: dvix
Formato do Vídeo: 16:9
Qualidade: PDTV
Download




2 comentários:

Caminhos e Diretrizes disse...

Oi Pessoal do blog, poxa estou muito interessado em assistir este documentário ARQUIVOS CONFIDENCIAIS - TOURO SENTADO, será que poderiam encaminhá-lo em outro servidor? meu e-mail é paulo_bossipab@hotmail.com
Obrigado desde já!

Monsenhor disse...

Link Atualizado

 
Design by In Pauta Comunicação