quinta-feira, 14 de abril de 2011

Orquestra Sinfônica de Barra Mansa atrai grande público

Pianista Fábio Luz e o maestro Guilherme Bernstein
Por Mariana Ribeiro
Foto: Monsenhor


A Orquestra Sinfônica de Barra Mansa (OSBM) atraiu um grande público na noite desta terça-feira, dia 12, na Igreja Matriz de São Sebastião, no Centro. O segundo concerto da temporada 2011 contou com a regência do maestro Guilherme Bernstein e a participação especial do solista Fábio Luz - considerado um dos mais completos e apreciados pianistas brasileiros.

No programa estavam Os Prelúdios de Franz LISZT - em comemoração aos 200 anos de nascimento do mestre, o concerto em Sol Maior para piano e orquestra de Maurice RAVEL e a execução de Modest MUSSORGSKY (orquestração de Ravel) com a exibição de 16 quadros que inspiraram a composição. Muito satisfeito com a apresentação da orquestra, o prefeito Zé Renato ressaltou a importância de se investir em cultura.

- Este é mais um espetáculo que a Orquestra Sinfônica de Barra Mansa proporcionou a todos que vieram assistir a apresentação. A presença maciça do público no evento mostra o sucesso do projeto Música nas Escolas e que estamos no caminho certo. Pois, investir em cultura é um investimento seguro e que dá retorno. A população carece de cultura e quando temos a oportunidade de investir em um projeto como este que, além do alcance musical, temos um alcance social grande. O projeto Música nas Escolas com certeza faz a transformação na vida destes jovens e isso nos incentiva a investir cada vez mais - ressalta o prefeito.

Segundo o superintendente de Cultura, Luiz Augusto Mury, a participação de um renomado pianista na orquestra é um momento único para os jovens e a população. "É muito importante a participação do Fábio Luz, assim como outros grandes solistas que tocaram com a orquestra. Os músicos de destaque nacional e internacional vêm para Barra Mansa e promovem um upgrade, proporcionando uma situação única para nossos músicos em termos de qualidade, sonoridade e de exercício técnico. O pianista apresentou para os músicos e a plateia uma performance magnífica que só a experiência e o talento podem proporcionar", comenta Mury.

Para o violinista Frederick Portilho, que está na orquestra há seis anos, cada apresentação é uma emoção diferente. "Cada concerto que participo é uma sensação diferente. É uma emoção única e que nunca se repete. Adorei tocar ao lado do pianista Fábio Luz, que é um grande nome dentro da música internacional. É sempre bom tocar com pessoas deste nível", comemora Frederick.

Considerado pela crítica internacional como um dos melhores intérpretes da sua geração, Fábio Luz é diretor artístico da Fundação João de Souza Lima (Brasil), coordenador do departamento de piano e professor titular, desde 2006, da Accademia Superiore "Città della Musica e del Teatro" (Itália) e presidente-fundador da Fondation Franz Liszt (França). Muito feliz por tocar no Brasil ao lado de jovens talentos, o pianista diz ter gostado do trabalho da OSBM e pretende se apresentar novamente com os músicos.

- Quero voltar o mais depressa possível a Barra Mansa. Gostei muito do trabalho desenvolvido com os jovens e estou muito entusiasmado com a orquestra e o maestro Bernstein. A OSBM atingiu um nível tão alto que não podemos mais dizer que é uma orquestra de estudantes, mas sim de artistas. Tive a oportunidade de assistir a apresentação de muitas orquestras na Europa e posso dizer que não tinham este nível. Acredito que este projeto mereça uma visibilidade maior e que se façam ensaios públicos para que mais pessoas conheçam a orquestra. Este é um trabalho extraordinário que enriquece a cultura local e do nosso país. É um farol para a música clássica no Brasil - comemora Fábio.

Projeto - O projeto é desenvolvido na rede pública municipal de Barra Mansa, atendendo às 72 escolas, com ensino de música de alta qualidade. Além da Orquestra Sinfônica, o projeto possibilitou a criação de inúmeros grupos musicais, todos com grande qualidade técnica, destacando-se: Banda Sinfônica, Orquestra Infanto-Juvenil, Orquestra de Metais, Orquestra de Percussão e o Drum-Latas. Ainda, recentemente, foi criada a Orquestra de Jazz com os alunos do projeto.

O projeto propõe o aproveitamento do tempo ocioso dos alunos, para preenchê-lo com atividades musicais, possibilitando o surgimento de inúmeros talentos na cidade. Assim, a música torna-se importante veículo de educação, aliando-se aos resultados sócio-culturais e promovendo a integração de crianças e jovens de diversas partes de Barra Mansa. O projeto é desenvolvido pela Prefeitura de Barra Mansa e conta com o patrocínio da Light, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura - Secretaria de Cultura do Rio de Janeiro - Governo Estadual, da Votorantim, Saint-Gobain, Nova Dutra e White Martins, através da Lei Rouanet, do Ministério da Cultura - Governo Federal.

Veja mais fotos do evento no facebook do Tabena - clique aqui

* Mariana  Ribeiro 
É jornalista, assessora de imprensa e escreve com exclusividade para o Taberna da História.

0 comentários:

 
Design by In Pauta Comunicação