sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

BBC - POR DENTRO DA MENTE MEDIEVAL - 03 - CRENÇA

Nossos antepassados acreditavam que dividíamos o mundo com os mortos e que anjos e demônios lutavam pelo controle das almas humanas. À medida que o poder da Igreja sobre nossas crenças aumentou, homens e mulheres foram levados a tribunais eclesiásticos e muitos foram mortos em nome de Deus.


Nota: Santa Wilgefortis (Vilgeforte) ou Uncumber (como também conhecida na Inglaterra, significando fugidia, aquela que quer ser "desobrigada" do marido, libertada), a santa barbada. Reza a lenda que no século II da nossa era, um rei lusitano prometera sua filha ("bela como uma flor da primavera") em casamento ao rei da Sicília. A princesa não aceitou o casamento, porque queria ficar solteira, casta e virgem - diz o velho Martirológio Romano; porque não queria se render aos ditames masculinos ou por ser lésbica - conforme os "teólogos" ingleses.
Mesmo não querendo atender à vontade paterna, Vilgeforte submete-se, mas, antes, apega-se ao Senhor a quem pede que a torne feia. Dito e feito. Na véspera do casamento, Vilgeforte rezou intensamente suplicando a Deus que a transfigurasse e tornasse fisicamente repugnante. O pedido foi atendido. Vilgeforte acordou naquela manhã com barba e bigode e o rei da Sicília desprezou-a. O pai, desgostoso e zangado por saber que tal mudança se devia ao amor a Cristo, mandou-a crucificar para que, como alegou, ficasse mais parecida com o Salvador. Para boa parte dos historiadores, ela nunca existiu, sua lenda foi construída a partir da junção de várias histórias folclóricas locais, até mesmo porque se desconhece alguma princesa portuguesa com tal nome.


Canal: BBC Four (Inglaterra)
Duração: 60 minutos
Idioma: Inglês com legendas em Português
Codec: dvix
Formato do Vídeo: 16:9
Qualidade: HDTV
Legenda: Clique Aqui
Download


3 comentários:

Luiz disse...

o meu vídeo tá sem legenda!! O que eu faço???

Monsenhor disse...

Luiz se reparar acima tem escrito LEGENDA CLIQUE AQUI. Baixe por ali.

Luiz disse...

aff q burro ¬¬
vlw cara =D

 
Design by In Pauta Comunicação