sexta-feira, 23 de abril de 2010

DSC - DISCOVERY HOJE - TORRE GÊMEAS - ENTRE OS ESCOMBROS - PARTE 2

Foram 102 minutos que mudaram o mundo. Uma hora e meia que tirou a vida de quase 3 mil pessoas, e destroçou milhares de famílias. Depois deste 11 de setembro de 2001, às 10:28 da manhã, quando a segunda torre do World Trade Center desmoronava, caía também uma forma de ver o mundo. O planeta não voltaria a ser o mesmo. Enquanto a humanidade assistia, ao vivo, ao pior atentado terrorista da histíria, a segurança dos norte-americanos, de repente, deixava de existir.

Às 8:46, o vôo 11 da American Airlines que havia partido de Boston, seqüestrado por um grupo de “aeropiratas” da rede terrorista Al Qaeda e com 92 pessoas a bordo, chocou-se contra uma das Torres Gêmeas do World Trade Center em Manhattan, um símbolo supremo dos Estados Unidos e do mundo desenvolvido.

Às 9:03, o vôo da United 175 com 65 passageiros, também seqüestrado, chocou-se em cheio contra a segunda torre, a Torre Sul.

Três quartos de hora depois, também o Pentágono, nos arredores de Washington, recebia o impacto de outro avião de passageiros, o vôo da American 77, onde 64 pessoas jamais chegaram a seu destino. “Os Estados Unidos estão sendo atacados”, anunciaram aos quatro ventos os principais sites da Internet e cadeias de televisão do planeta. O mundo observava tudo ao vivo, boquiaberto.

Um quarto avião, o United 93, caiu na Pensilvânia. Os 45 passageiros e a tripulação, cientes do que estava acontecendo, se rebelaram. Frustrados, os 4 terroristas decidiram derrubar a aeronave sobre um descampado.

As autoridades calculam que ao menos 10.000 pessoas trabalhavam dentro e nos arredores das Torres Gêmeas. Logo depois dos atentados, os ocupantes do World Trade Center de Nova York começaram a verificar o que estava acontecendo, e a maioria tentou sair dali. Foram em várias direções, sem saber muito bem por onde escapar.

Em arranha-céus como aqueles, não era simples escapar pelas escadas, sobretudo para os que estavam localizados acima da zona de impacto. Mas milhares deles tentaram com todas as suas forças, e com a ajuda de centenas de bombeiros. E milhares sobreviveram.

Muitos outros, presos e encurralados pelo fogo, escolheram quebrar os vidros e se lançarem no vazio para não morrerem calcinados.

O dano causado pelo impacto dos aviões, somado às centenas de litros de combustível em chamas, fundiram o aço que sustentava as duas torres. Às 9:58, aconteceu o inimaginável. A Torre Sul desmoronou. A outra torre, a Torre Norte, desmoronou meia hora depois. Milhares de pessoas morreram.

O perfil de Nova York havia mudado para sempre. A História também.

ADVERTÊNCIAS

1ª - Este material foi extraído e digitalizado por uma fonte VHS, o áudio da parte 1 e 2 está em nosso laboratório para tentarmos melhorá-lo retirando assim o chiado e aumentando o volume sem que haja perda significativa de qualidade. Entretanto o que queremos ressaltar é que mesmo com uma qualidade inferior, ao que o Taberna preza, este documentário tem de 4 a 5 anos em média que foi gravado e na época não tínhamos recursos para armazenar de forma adequada. Pedimos a compreensão de todos e assim que o áudio das duas partes forem restauradas iremos substituir o arquivo e informá-los.


Canal: Discovery Channel (Brasil)
Duração: 45 minutos
Idioma: Português (portuguese )
Codec: Dvix
Formato do Vídeo: 4:3
Qualidade: PDTV-RIP (Qualidade equiparada ao DVD)
VOTE AQUI
Image Hosted by ImageShack.us

0 comentários:

 
Design by In Pauta Comunicação