quinta-feira, 19 de março de 2009

LIVROS - O PRÍNCIPE - MAQUIAVEL

A força é o princípio do poder, porém como mantê-los? Esse é o grande X da questão. Maquiavel diz que nada é inatingível, desde de que se tenha força suficiente para quebrar a hegemonia, o domínio, dos mais fortes sobre os mais fracos. Isso significava dizer que a “direção desatenta do mais forte” poderia ser um caminho ou “oportunidade” do mais fraco se fortalecer e chegar a tal ponto de se impor e reverter o domínio. “ Destes constrangimentos, não escapam nem mesmos os principados hereditários que pareciam a princípio tão seguros”Maquiavel. Portanto, manter-se no domínio era o objetivo, mas a grande “virtú” era saber como fazer o controle para impedir que a “roda da fortuna” girasse. Uma vez que se estar em cima, poderá amanhã estar em baixo. Para Maquiavel a sustentação do poder, muitas vezes estava ligada a “expertize” do príncipe e não da idéia de homem leal e de bons princípios que pregava o Cristianismo. Para Maquiavel a servidão aos mandamentos católicos não iam de encontro as necessidades de um príncipe que precisa “guardar seu castelo” mas, era prudente aparentá-los na conduta moral para não gerar atritos com os governados, ou seja “ cultivar inimigos”.

Maquiavel na verdade era um observador da vida e dos fatos, escrevera um livro “O Príncipe” que era um livro com conselhos e dicas estratégicas para se manter no poder (voltados para os príncipes, é claro!), mas nos dias atuais Maquiavel poderia muito bem ser chamado de Coaching. E seu livro com certeza teria outro título, quem sabe… “Como fazer amigos e influenciar pessoas” ou “ Como tornar a concorrência ineficaz” ou talvez “ Como ser um líder vencedor” (agora com foco nos executivos, é claro!).

No passado a temática de Maquiavel parecia cruel diante de muitos, talvez “diabólica”. Mas hoje, Maquiavel passou de “Maquiavélico” para um admirável gênio inspirador de muitos, inclusive dos empresários e executivos.

Idioma: Português (Portuguese)
Pags.: 50
Image Hosted by ImageShack.us

0 comentários:

 
Design by In Pauta Comunicação